Download - Cartaz II CIDS

QUARTA CIRCULAR

Prezados Colegas,

A Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (II CIDS) tem satisfação em anunciar a publicação da Programação Geral do Evento, disponível na página http://www.cids.ufpa.br. A Programação Geral inclui Conferências, Mesas-redondas, Minicursos, Sessões de comunicações coordenadas e individuais, Painéis, Lançamentos de livros, e apresentações artístico-culturais. A localização dos espaços onde ocorrerão estas atividades está disponivel na página do evento. Lembramos que a data limite para submissão de trabalhos é 30 de julho e que as inscrições de ouvinte continuarão até o dia da abertura do evento. Aos que pretendem publicar seus artigos nos anais, informamos que as normas para publicação estão disponíveis no site do Congresso. O texto integral deverá ser enviado no período de 10 de agosto a 10 de setembro de 2012, para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Para informações gerais, contate pelo telefone (0**91)3201-8097 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h) ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Para Informações sobre inscrição, acesse a página do evento ou contate o e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Sobre passagens, hospedagem e turismo, consulte a agência oficial do evento. Solicitamos ainda a colaboração de todos para a divulgação desta circular.

Nossas calorosas saudações,

Comissão Organizadora do II CIDS.

terceira circular

Prezados Colegas,

O II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (II CIDS), que acontecerá de 24 a 27 de setembro de 2012, anuncia, nesta terceira Circular, a fase final dos preparativos para este Evento, cuja Programação Prévia, com as atividades confirmadas, encontra-se na página http://www.cids.ufpa.br.

A coordenação do II CIDS agradece a todos que já se inscreveram no Congresso e informa que até o dia 10 de agosto continuarão abertas as inscrições para: (i) sessões coordenadas, (ii) comunicações individuais, (iii) painéis e (iv) propostas de lançamento de livros e mostras.

No caso de trabalho para publicação nos Anais (que terão formato digital), devem-se observar as normas para publicação e as datas de envio do texto integral.

Solicitamos a colaboração de todos os colegas para a divulgação desta Circular, bem como da divulgação do cartaz do II CIDS (em anexo).

Informações sobre inscrição encontram-se no site do evento ou podem ser solicitadas via e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Outras Informações gerais podem ser solicitadas junto à secretaria geral do evento via e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ), ou via telefone (0**91)3201-8097 (de segunda a sexta-feira, de 9h as 13h).

Nossas calorosas saudações,

Comissão Organizadora do II CIDS.

www.cids.ufpa.br

segunda circular

Prezados Colegas,

Nesta segunda circular do II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (II CIDS), damos notícias do andamento da organização e convocamos para inscrição toda a comunidade interessada, bem como solicitamos o apoio à divulgação do evento nas várias instituições de pesquisa e ensino no país e no exterior.

A seis meses da realização do II CIDS, com trabalhos de organização já bem avançados, a programação inclui oito conferências, com os seguintes convidados: Adolfo Elizaincín (Univ. da Republica, Uruguai), Francisco Queixalós (CNRS, França), François Gaudin (Univ. de Rouen, França), Gregory Guy (Univ. de Nova York, EUA), Louis-Jean Calvet (Univ. de Provence, França), Marcos Bagno (Univ. de Brasília, Brasil) e Suzane Romaine (Univ. de Oxford, Inglaterra) e João Saramago (Univ. de Lisboa, Portugal). Também já estão confirmados vários minicursos, com temas sobre mudanças lingüísticas, socioterminologia e política de línguas, LIBRAS, neologismos, sociolinguística e currículos, lexicografia, semântica e dialetologia. As mesas-redondas e sessões coordenadas propostas até o presente momento trazem temas como prosódia, dicionários de línguas indígenas, sociolinguística e ensino, variação do português brasileiro e luso, estudos do léxico, línguas de imigração no Brasil, geolinguística e migrações, estudos de glossários e de aspectos gramaticais em LIBRAS. A programação prévia, que já inclui lançamento de livros e outras atividades, está disponível no site do evento: www.cids.ufpa.br

As inscrições de trabalhos serão aceitas até 31 de agosto de 2012, mas aconselhamos brevidade na inscrição, pois as taxas com valor reduzido serão válidas apenas até 10 de maio de 2012. Informações sobre hospedagem, transporte, programação cultural e turística também estarão disponíveis em breve na página do evento.

Dúvidas sobre inscrições, modalidades e pagamentos da taxa podem ser enviadas para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , demais esclarecimentos podem ser solicitados à secretaria: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Pedimos, a todos, a colaboração na divulgação do evento para que, ampliando o número de trabalhos inscritos e de participantes ouvintes, possamos alcançar as metas que confirmarão a relevância do CIDS para a pesquisa lingüística e educação brasileiras.

Nossas calorosas saudações,

Comissão Organizadora do II CIDS.

primeira circular

Temos a satisfação de anunciar o II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (II CIDS), a se realizar de 24 a 27 de setembro de 2012, na Universidade Federal do Pará, Belém - Pará – Brasil, com o tema “Diversidade Linguística e Políticas de ensino”.

Nesta segunda edição, o evento objetiva promover, em âmbito internacional, no campo dos estudos dialetológicos e sociolinguísticos, a discussão e o intercâmbio de experiências entre grupos de pesquisadores da linguagem, professores e estudantes de várias instituições, que voltam atenção para problemas teóricos e aplicados, onde emergem ou incidem as questões da diversidade linguística na relação com políticas linguísticas e de ensino.

O II CIDS presta justa homenagem à Profª. Drª. Vanderci de Andrade Aguilera, no momento em que completa 28 anos de trabalho na pesquisa. Nossa homenageada, dialetóloga brasileira, autora do Atlas Linguístico do Paraná e de relevantes trabalhos em Geolinguística, Sociolinguística e léxico, é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (Paraná-Brasil); é integrante do Comitê Nacional do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), no qual também coordena a Regional Paraná; é líder do projeto Para uma História do Português Paranaense e vice coordenadora nacional do projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (Espanha).

Na programação do evento, os participantes poderão acompanhar Conferências e Minicursos, Mesas Redondas, Sessões de Comunicações Coordenadas, Comunicações Individuais, Painéis, Lançamento de Livros e Revistas e apresentações artístico-culturais. Serão aceitas inscrições de trabalhos nas áreas de Dialetologia, Sociolinguística, Descrição e Ensino de Línguas e afins, como: Línguas Indígenas; Estudos do Léxico; Estudos da Oralidade; Línguas de Sinais; Tecnologias da Informação no Ensino de Línguas; e Políticas Linguísticas.

O II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (II CIDS) é promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Estadual de Londrina. Compõem a Comissão organizadora os Professores Doutores Abdelhak Razky- UFPA (presidente), Marilucia Barros de Oliveira – UFPA, Alcides Fernandes de Lima – UFPA, José de Ribamar Mendes Bezerra – UFMA, Conceição de Maria de Araújo Ramos – UFMA e Fabiane Cristina Altino – UEL.

Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Projeto GEOLINTERM

Programa de Pós-graduação em Letras – Laboratório de Linguagem, Sala 02

Rua Augusto Corrêa, no 01, Guamá, CEP: 66075-110, Caixa postal: 479, Belém – Pará – Brasil.

Fone: (0**91) 3201-8097, Fax: (0**91) 3201-9499

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar